Perguntas frequentes


Como funciona o Pilates?

O Pilates é um método de condicionamento físico, onde se realizam exercícios em equipamentos dotados de molas e no solo (mat), com ou sem auxílio de acessórios. É uma mistura balanceada com treino de força e flexibilidade que melhora a postura, alonga e tonifica a musculatura sem exageros. Exercita vários grupos musculares simultaneamente através de movimentos suaves e contínuos  com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdome, coluna e assoalho pélvico também chamado de centro de força). O foco é na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, o que faz o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto após a prática.

Gestantes podem praticar?

Não só podem, como devem. Os exercícios de pilates irão auxiliar na respiração - que é muito importante no momento do parto normal - e, principalmente  no fortalecimento da musculatura abdominal e pélvica, o que ajudará na recuperação pós-parto. Entretanto, nos três primeiros meses da gestação não se recomenda iniciar com as aulas; o ideal é que a prática seja feita antes da gestação, como preparação. Outra contraindicação é para aquelas que apresentam qualquer complicação, mínima que seja. Na dúvida procure seu médico e um profissional de educação física para maiores esclarecimentos.

Pilates emagrece?

A princípio, NÃO. O pilates não é o exercício ideal para a perda de peso; ele irá auxiliar a tonificar, alongar, fortalecer e definir a musculatura. É muito comum, após certo tempo de prática, observarmos que a barriga diminuiu. Contudo, é mais provável que o motivo seja o fortalecimento da musculatura abdominal do que a perda de gordura localizada. Portanto, exercício localizado (no caso, abdominais) não queima gordura localizada. Para isso, é mais indicada a prática de exercícios aeróbios, como a caminhada, corrida, pedalada, etc.

Quem pode fazer pilates?

Qualquer pessoa pode praticas, desde crianças até idosos, desde que não haja restrição física para a realização dos movimentos e que a pessoa se encaixe nos aparelhos (por exemplo, uma criança muito pequena não conseguirá realizar adequadamente os exercícios, devido ao tamanho dos aparelhos).

Ainda restam dúvidas?

Entre em contato conosco e mande seus questionamentos! Pode ser por aqui mesmo, através da caixa de comentários logo abaixo, ou então, passe na Vivaz e aproveite para conhecer o studio e agendar uma aula experimental gratuita.

Fotos: Reprodução




Nenhum comentário:

Postar um comentário